quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ficheiros partilhados

Risco nº1: Expor o seu computador a software não-desejado

Como acontece com a maior parte das coisas que pode transferir da Internet, os ficheiros partilhados podem implicar riscos de segurança, como o contacto com vírus, spyware e outro software prejudicial. Um ficheiro que aparenta ser legítimo pode ser um vírus camuflado. É também frequente que utilizadores desprevenidos dos sistemas de partilha de ficheiros transfiram software útil mas que incorpora spyware, sem o saberem.
Apesar de a transferência de ficheiros sempre implicar algum grau de risco, especialmente quando os ficheiros que transfere são provenientes de fontes desconhecidas, é possível reduzir os perigos com base na instalação de software anti-vírus e anti-spyware comercial e mantendo estas ferramentas activas e actualizadas.

Risco nº 2: Violar as leis de protecção dos direitos de autor

Apesar de haver alguma controvérsia sobre a utilização dos sistemas de partilha P2P para partilhar ilegalmente ou "piratear" material protegido por copyright, em particular ficheiros de áudio e imagem, é importante dizer que a utilização de software P2P reconhecido é legal.
Todavia, se escolher usar software P2P, é importante compreender e fazer a distinção entre material sujeito a copyrights e material de domínio público, de forma a usar os sistemas de partilha com sentido de responsabilidade. Quando existirem dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o partilhar ou transferir. Os conselhos seguintes podem ajudá-lo a reduzir estes riscos e a usar o sistema de partilha de ficheiros dentro da legalidade.

Sem comentários: