quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Palavras passe e segurança na internet


As palavras - passe e a segurança na Internet

A palavra – passe é uma palavra secreta que muitas vezes que se navega na Internet é pedida. Cada utilizador tem direito a criar uma, e deve mantê-la em segredo sem que as outras pessoas tenham acesso a informação privada.
Para que haja segurança, convém criar palavras – passe longas, ou seja, com mais de 8 caracteres, ou então criar uma “frase – passe” (sequência de palavras). Quanto mais diversificada for a nível de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, mais difícil é de alguém descobrir. A palavra – passe deve ser de fácil memorização mas deve-se evitar: a sequência e os caracteres repetidos, o próprio nome de utilizador, os dados de uma sessão e palavras do dicionário em qualquer límgua.
A palavra – passe não deve ser a mesma nos diversos sistemas que se possa utilizar, pois se um criminoso a descobre tem acesso a todas as informações em todos os sítios onde é utilizada.
Não convém optar por deixar a palavra – passe em “branco”porque também é fácil de descobrir.
Não identificar a palavra – passe a alguém por correio electrónico, memorizar todas as palavras – passe que se tem, mudá-las regularmente e não as gravar em computadores de desconhecidos são medidas de segurança que se deve ter.
Se a palavra – passe for roubada mesmo com todos os cuidados, o melhor que há a fazer é contactar com as autoridades.

Sem comentários: